Tratamento para Adolescentes
Tratamento para menores de idade:
O tratamento para adolescentes deve ser adaptado às necessidades individuais de cada paciente. É importante diagnosticar e tratar outros transtornos mentais que os pacientes possam ter. Alguns pacientes podem necessitar de medicamentos. Existem inúmeros transtornos que quando tratados melhoram muito o prognostico do uso, abuso e dependência de álcool e drogas.
O uso de álcool e outras drogas na adolescência precisa ser identificado e tratado rapidamente. A internação em clínicas de recuperação pode beneficiar o adolescente que não adere em outros modelos de tratamento.
O tratamento para adolescentes é um trabalho que também busca investigar, analisar, compreender e elaborar a melhor forma de abordagem a ser adotada caso a caso. Por isso é uma importante ferramenta na elaboração de determinados diagnósticos e prognósticos.
Possuímos conhecimento teórico, técnico e prático para auxiliar os adolescentes a resolver problemas, enfrentar dificuldades e lidar com o sofrimento. Muitas vezes eliminando os fatos geradores desses sentimentos e angústias.
Esse conhecimento profissional aliado às experiências de vida dos adolescentes promovem o autoconhecimento. Nossa abordagem melhora a autoestima, elimina sentimentos e comportamentos indesejados, aumenta capacidade de análise das circunstâncias da vida.
Nossos profissionais desenvolvem ferramentas que facilitam a relação do indivíduo com o mundo, diminuindo o desconforto emocional. Os atendimentos acontecem de forma individual, onde são tratadas questões pessoais e em grupo onde se discute as problemáticas comuns.
Tratamento para Adolescentes usuários de álcool e drogas
A adolescência é uma fase conturbada, tanto para o adolescente como para os familiares, pois é um momento de mudanças. É um período onde o jovem experimenta a sensação de grandes transformações físicas e psicológicas.
Além de lidar com o luto das mudanças corporais, o adolescente testa a possibilidade de ser adulto e ter autonomia. Ele terá tendência a não mais aceitar orientações de seus pais e buscará autoafirmação nos grupos que escolheu se relacionar. Nesse momento, o jovem se afasta naturalmente de sua família e vai aderindo ao grupo que se identifica, e passa a agir de acordo com que os jovens desse grupo se comporta.
O adolescente procura seguir o grupo sem discernimento, e se nele houver drogas, ele irá experimentar até como um ritual de aceitação. A partir daí ele poderá usar álcool e outras drogas com certa frequência, tornando-se mais vulnerável ao vício.
A adolescência é uma fase em que o cérebro e a personalidade estão em desenvolvimento. Por esse motivo, o uso da maconha e outras drogas deve ser evitado a qualquer custo.
As consequências do uso de álcool, maconha e outras drogas na adolescência:
Perda do interesse pelos estudos (afeta a concentração e a memória)
Diminui de forma importante o coeficiente de inteligência
Provoca alterações psicológicas (ansiedade e depressão)
Afeta o desenvolvimento da personalidade
Diminui acentuadamente a motivação
Provoca transtornos mentais (esquizofrenia)
Nossa Equipe:
Médicos clínicos e psiquiatras.
Psicólogos e terapeutas especialistas em dependências.
Palestrantes e técnicos em dependência química e alcoolismo.
Enfermeiros e nutricionista.
Equipe de apoio, cozinheira, departamento administrativo e segurança 24 horas.