Tratamento para alcoolismo
Tratamento e internação Alcoolismo – Aspectos gerais
Em nossa clínica para alcoólatras entendemos o alcoolismo como uma patologia multifatorial e crônica. O tratamento para alcoólatras engloba todos os elementos que contribuem para sua progressão, incluindo a frequência e as quantidades consumidas de álcool, os fatores hereditários, psicológicos e socioambientais. O tratamento para alcoolismo é conduzido por profissionais especializados e com extensa experiência.
O Alcoolismo e o abuso de álcool são na atualidade um dos mais graves problemas para saúde pública no Brasil. O álcool está entre as drogas mais consumidas no Brasil e todas as suas consequências costumam ser desastrosas. Provoca inúmeros prejuízos à saúde do indivíduo e afeta profundamente sua vida familiar, profissional e social.
O álcool é responsável por várias doenças e por uma grande parcela dos acidentes e atitudes violentas.
O tratamento para alcoolismo é dificultado pois, a prática de beber é considerada importante para o convívio social, inibindo as campanhas de prevenção.
Em muitos casos, somente com uma internação será possível parar a progressão da doença e iniciar um processo de recuperação.
A clínica para alcoólatras e os sintomas do Alcoolismo
Os profissionais de nossa clínica para alcoólatras constatam os elementos que caracterizam a doença do alcoolismo:
Compulsão: O alcoólatra possui uma necessidade forte ou incontrolável de beber. Essa necessidade pode ser comparada com a sensação de sede ou de fome.
Ausência de controle: Após iniciar o consumo o alcoólatra não possui habilidades de parar de beber
Tolerância: O alcoólatra precisa beber cada vez mais para conseguir o mesmo efeito
Dependência química: Após a interrupção do consumo de álcool surgem sintomas de abstinência (ansiedade, depressão, suor, tremores, irritabilidade e náuseas)
O Tratamento para alcoólatras e as causas do alcoolismo
Estudos realizados com familiares demonstram que existe forte participação genética, mas apenas em partes, outros fatores contribuem para o desenvolvimento do alcoolismo.
A depressão não determina o alcoolismo, mas estudos demonstram que pessoas deprimidas, tornam-se alcoólatras com mais frequência. O álcool possui efeito antidepressivo e relaxante, o problema é que ele possui inúmeros efeitos colaterais.
O álcool também é utilizado inconscientemente para alterar uma realidade e resolver problemas. A baixa resistência a frustração é um fator de risco para o alcoolismo.
Pessoas que buscam por aprovação, status e aceitação em seu grupo social também costumam ser vítimas do alcoolismo.
Consequências do alcoolismo
Importantes alterações clínicas, psicológicas e comportamentais
Sérios prejuízos cognitivos podendo levar a demência
Prejudica o raciocínio e a capacidade de planejar e decidir
O álcool afeta o sistema digestório, aumentando as probabilidades de câncer de fígado, estomago, esôfago, laringe e boca.
Causa erosões no estomago e hemorragias digestivas
Aumenta os problemas de pressão e prejudica as células do coração
O Álcool também é responsável por mais de 70% dos homicídios e 60% dos óbitos no trânsito.
O tratamento para alcoólatras e suas diretrizes
O tratamento para alcoólatras deve contemplar uma abordagem multifatorial. Ou seja, social, ambiental, física e psicológica.
Alguns alcoolistas apresentam outros transtornos psiquiátricos que precisam ser diagnosticados e tratados em conjunto.
A Clínica para alcoólatras deve ter equipe especializada com médicos, psiquiatra, psicólogas, palestrantes e terapeutas experientes.
A internação para alcoólatras é um direito da família e é garantida por lei (10.216). Se o alcoólatra não aceita ajuda, a família pode intervir através da internação involuntária para alcoólatras.
GRUPO RECUPERAR
O Grupo Recuperar possui clínicas de recuperação para internação de dependentes de álcool e drogas. Tratamento para alcoolismo com equipe capacitada.
12 Passos de Alcoólicos Anônimos, Terapia Racional Emotiva, Terapia Cognitiva Comportamental, Desintoxicação, Anamnese, Dinâmicas de Grupo, Temáticas, Programa de Prevenção a Recaída, Arte Terapia, Vídeo Terapia, Laborterapia, Jogos e outras atividades.
Converse conosco e saiba um pouco mais sobre o tratamento para alcoolismo, possuímos unidades especializadas (clinicas para alcoolismo em SP).
Unidades Masculinas
Unidades Femininas
Masculina Alto Padrão
Feminina Alto Padrão
Alcoolismo
Esquizofrenia
A esquizofrenia é uma doença que não tem cura, porem o tratamento pode ajudar muito. A causa primaria da doença é desconhecida.