Tratamento para Dependência química
O que é Dependência química?
A definição da dependência química segundo a 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo um conjunto de fatores comportamentais, fisiológicos e cognitivos. Esses fatores se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância. A dependência pode ser a respeito de substâncias psicoativas específicas (exemplo: cigarro, álcool, cocaína e crack), pode também ser uma categoria de substâncias psicoativas (exemplo: opiáceos).
As Causas
É considerada uma doença multifatorial e crônica, são diversos os fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença, saúde do indivíduo, genética, fatores psicossociais, ambientais, quantidade e frequência de uso.
Fatores de risco e proteção
Certas características e situações podem fazer com que tenha um aumento ou diminuição dos problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas. Chamamos isso de fatores de proteção e fatores de risco. É importante lembrar que esses fatores não são iguais para todos, pois temos que observar questões psicológicas, sociais, físicas e ambientais.
Sintomas relacionados a dependência química
Obsessão pela substancia (desejo incontrolável de usar)
Compulsão no uso (não ter o controle de parar depois de ter começado)
Tolerância aumentada gradativamente, sentir a necessidade de doses maiores e com menor intervalo para obter o mesmo efeito com doses anteriormente inferiores.
Sintomas de abstinência:
Ansiedade, depressão, tremores, sudorese, insônia, etc…
Tratamento da Dependência química
O tratamento mais adequado vai depender das características pessoais, do padrão de uso e da quantidade, é importante saber se por conta do uso o indivíduo já apresenta sintomas de ordem física, emocional e de comportamento por consequência do uso.
O tratamento do paciente deve envolver alguéns profissionais tais como, médicos clínicos e psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, conselheiros, assistentes sociais e enfermeiros.
Acesse nossas clinicas de recuperação para tratamento da dependência química.
Nossas unidades são regulamentadas e com todos profissionais exigidos para se obter sucesso na reabilitação.
Clinicas de recuperação com internação e tratamento para dependentes quimicos e alcoólatras. Internação involuntária e voluntaria. Baixo custo em SP
DEPENDENTE QUÍMICO UM SER HUMANO
Do ponto de vista cultural, o fenômeno moderno da CT está inserido na proposta da filosofia existencial que deu vida à escola da psicologia denominada Humanista.
O DEPENDENTE, UM SER HUMANO:
Dentro de um programa de recuperação terapêutico-educativo é importante considerarmos alguns aspectos gerais sobre a concepção do ser humano “dependente químico e Alcoólicos”:
Acima de tudo é um ser capaz de entender, querer e decidir, mesmo considerando o abismo em que se encontra, mas com um problema a mais.
Este problema se manifesta através do sintoma da dependência química mascarando, em vários níveis, a perda de autonomia e liberdade pessoal para fazer projetos, escolhas e tomar decisões.
Mesmo com a doença manifestada conserva todas as capacidades e possibilidades de resgatar a autonomia individual, a capacidade de escolher e decidir.
Conserva a capacidade e possibilidade de transformar a sua problemática humana em um projeto: tem a possibilidade de projetar inicialmente, e viver, depois, uma existência repleta de significados e valores. Pode, a qualquer momento, valorizar a si mesmo se descobrir o significado da sua história pessoal.
É um ser humano confuso e ferido: está fazendo mal a si mesmo e, neste momento, é incapaz de se defender. Por isso necessita de uma ajuda externa que o acompanhe em uma nova direção e o sustente com amor e profissionalismo.
É um ser humano sozinho, fisicamente separado dos outros, emocionalmente fechado, socialmente marginalizado que, porém, não perdeu a criatividade, a necessidade de “pertencer”, de fazer amizades e ter amor.
Um ser humano capaz de confrontar, estimar, respeitar, perdoar, de mostrar qualidades e de ter consciência. É um protagonista, digo, comunicativo e dinâmico que expressa. Muda, cresce. Desenvolve-se partindo de si mesmo em direção aos outros.
Um ser humano feito para viver em grupo expressando sentimentos, fatos, acontecimentos para resgatar valores comuns e reduzir as tensões sociais.
Um ser humano único e personalizado na sua dimensão familiar e social. Único porque é um ser vivo: valor máximo e transcendente a qualquer ouro em sua história, que pode ser sujeito e jamais objeto, objetivo e fim jamais, instrumento e meio para conseguir algo.
Concluindo: é uma pessoa capaz de renascer e reprojetar a própria vida em direção a autonomia e liberdade, através de um relacionamento intenso, da sua criatividade, de novas relações familiares, de sua presença ativa e dinâmica no seu grupo social.
GRUPO RECUPERAR -Internação e Tratamento para dependentes quimicos.
WHATSAPP VIVO: 11 – 9 7464-4947